Desenho que fiz de Perséfone, Deusa da terra e da agricultura. Está profundamente ligada às estações do ano. Mas, também é conhecida como a Deusa do Submundo (mundo dos mortos) e, por isso, representa a dualidade do material com o espiritual. Trás consigo o arquétipo da feminilidade mística e intuitiva.
Sua história parte de um desafio de Afrodite a seu filho Eros, com suas flechas de ouro que apaixonavam os corações, acertasse o sisudo Deus do submundo, Hades, que também era irmão de Zeus. Este, deixou seu reino para vir a superfície verificar a guerra entre deuses e gigantes que poderia deixar o submundo exposto aos raios solares. Eros aproveitou esta chance para acertar o coração de seu alvo, cumprindo assim seu desafio.
O que ninguém esperava é que ali perto, outro ser imortal deixava seu reino no Olimpo, para colher flores de narcisos em uma pradaria no mundo dos mortais. Foi quando Hades encontrou a filha de Zeus e irmã/amante Deméter (deusa da agricultura). Perséfone, que vivia alegremente ao lado de ninfas e de suas meias irmãs Àrtemis e Atena, agora era raptada para o reino dos mortos através de uma enorme fenda aberta pelo perdidamente apaixonado Hades a fim de transformá-la em sua esposa.
Ao perceber o sumiço da filha, Deméter foi ficando cada vez mais triste. procurou-a por dias até que Hermes lhe contou tudo o que tinha ocorrido. A deusa ficou tão desolada que passou a se esquecer de suas obrigações e a agricultura deixou de ser fértil e a fome se propagou pela Terra. Zeus intercedeu para evitar o pior e enviou o mensageiro Hermes para negociar a soltura de sua neta. Mas Hades não queria abrir mão de sua bela sobrinha e disse que só a libertaria se esta não tivesse consumido nenhum alimento do submundo. Mas o Senhor do submundo ludibriou Persépolis a comer as sementes do fruto proibido, uma romã.
A solução imposta por Zeus foi que ela passaria um terço do ano no reino espiritual dos mortos cumprindo suas obrigações como esposa de Hades e o resto do ano, livre. Aqui, estabelecemos três estações: o inverno, quando tudo morre e esfria, Deméter se entristece e Persépolis, também; a primavera, quando a vida volta a florescer e a terra se enche de cores e alegria; e o outono quando a vida vai brochando e a deusa da fertilidade tem que voltar pela grande fenda aberta por seu marido que a leva de volta ao submundo. Mas, e quanto ao verão?
Bem, aqui a história dá uma reviravolta e voltamos para o danado do Eros e sua mãe Afrodite.
Acontece que naquele tempo, andava pelas florestas um jovem caçador chamado Adónis, filho de outra relação incestuosa entre o rei Cíniras, de Chipre, e sua filha Mirra. Dotado de enorme beleza, chegou a atrair a atenção até mesmo da deusa do amor, Afrodite o que causou um certo ciúmes da parte de Eros. Sua mãe consolou-o levando até o seio onde sem querer se cortou com a ponta da lança de ouro que lhe despertou um amor avassalador para com o rapaz que caçava pelos bosques. Perdidamente apaixonada, passou a ter um caso ardente com Adónis que não passou despercebido da atenção de seu marido Ares, o deus da guerra, que passou a armar um plano para se vingar daquele ultrajante mortal.
Persépolis, após ter com sua mãe em tempos de liberdade, resolveu passear na Terra e um dia topou com o furor de Afrodite e Adónis em um lindo lago. Escondida, observou os dois de longe, porém, sem perceber que também era observada pelo pequeno Eros. Este resolveu aprontar mais uma da suas diabruras e logo desferiu outra flecha no peito da rainha do submundo. Em segredo ela jurou que um dia Adónis seria dela.
Afrodite, de alguma forma pressentiu que algo poderia se suceder ao seu amado e o fez jurar que não saísse do bosque para caçar novamente. No entanto, Ares colocou em seu caminho um enorme Javali com sangue no olhar, o que ascendeu o espírito de caçador de Adónis. Acabou morto por uma mordida do porco em sua anca. Foi recebido com pompa no mundo dos mortos por Persépolis que encaminhou direto para sua cama enquanto Hades dormia em outro aposento.
Mistérios de Eleusis |
Além das estações, Persépolis também está ligada intimamente a imaginário feminino podendo suas fases serem comparadas ao ciclo menstrual ou mesmo, à relação do matriarcado ante ao machismo e à introspecção, sendo o momento do inverno entendido como uma a fase de recolhimento com o interior de si mesma.
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