Páginas

domingo, 4 de novembro de 2018

Espada Dança dos Dragões







Espada com bico de Meca (Espadarte, também conhecido, erroneamente, como peixe-espada)
O cabo é com couro de cobra Sucuri com dragões entrelaçados feitos com massa epóxy.
Na cruzeta, crânio de cachorro com maxilar de tubarão Anekin e, atrás, uma triquetra de cobre com uma pedra hematita no meio.
A junção destes animais distintos, 2 aquáticos (simbolizando a água) e 2 terrestres (terra) e mais a pedra hematita (fogo) é simbolizada pela triquetra e culmina nos dragões.
Dragões são uma das primeiras manifestações culturais da humanidade, unificando o imaginário dos mais diversos e remotos povos da Terra. Talvez sua origem esteja relacionado com os fósseis encontrados de dinossauros, crocodilos, baleias e rinocerontes.
Nesta obra entrelacei 2 dragões para dar mais sentido não só a união dos elementos como para a união cultural.











CURIOSIDADES:


Sucuri também é conhecida como Anaconda, Boiaçú e Viborão entre outros nomes. É a maior serpente do mundo. Segundo a lenda Kaxinawá, um homem chamado Yube, ao se apaixonar por uma mulher-sucuri, transformou-se em sucuri também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas, onde descobriu a bebida alucinógena chamada Ayahuasca que apresentou-a aos homens após voltar a sua forma humanoide. Este pedaço de couro era de uma bolsa que ganhei ainda no final dos anos 90.


Mako, ou Anekin, é o tubarão mais rápido que existe. "Primo" do tubarão-branco, ele é agressivo porém menor em tamanho. Seus dentes são apavorantes também e mais pontudos. Consegui esta mandíbula com um morador de rua em Porto Alegre e pesquisei bastante até descobrir que peixe era (muito parecido com a outro tubarão, a Mangona). Como muitos dentes ficavam do lado de dentro e eu não iria aproveitar, resolvi extraí-los para fazer outros futuros trampos

Crânio de cachorro que encontrei no vale do Siriú enquanto procurava cogumelos.

A Triquetra é um símbolo celta cheio de significados usados na Magia, na Bruxaria, na Wicca e, em geral, no Ocultismo. Para os celtas ela representa as três faces da Grande Mãe, a energia criadora do universo, cuja as três faces são a Virgem, a Mãe e a Anciã.

Hematita é uma pedra riquíssima em ferro e, às vezes com uma alta presença de titânio. Bastante usada na cristaloterapia, esta pedra age diretamente contra a negatividade. No Egito as gestantes usavam debaixo do travesseiro para que seus filhos nascessem saudáveis. Muitos guerreiros levavam nas batalhas para garantir proteção.