Páginas

sábado, 26 de março de 2022

tubarões lixas (Ginglymostoma cirratum)

 


T
atuagem autoral de dois tubarões do tipo Lambaru (Ginglymostoma cirratum), também conhecido como tubarão-lixa ou tubarão-enfermeiro.


Lixa, por causa de sua pele áspera e enfermeiro por conta dos "bigodes" que remetem às pinças que enfermeiros usam para auxiliarem nas cirugias.

terça-feira, 22 de março de 2022

Cachimbão do Dragão Chinês

Ornado com massa epóxy, couro de cobra Cruzeira (Bothrops alternatus) e uma gema de Ágata-de-fogo, o tubo é de bambu suavemente entortado e pirografado com motivos indígenas. Já o fornilho, é feito de coco de Babaçú (Attalea speciosa) é ornado de massa epóxy ao moldada em um dragão chinês. contém dentes de porco selvagem, dentes de cobra uma concha auger da Costa Rica, pedra bruta de Quartzo-Leitoso e rolada de Olho-de-Tigre.


 

Chico Science

 


Francisco de Assis França (Olinda, 13 de março de 1966 - Recife, 2 de fevereiro de 1997) ou, simplesmente, Chico Science. Foi um cantor, compositor e ícone maior do movimento manguebeat em meados dos anos 90. Seus  únicos dois álbuns, Da Lama ao Caos e Afrociberdelia estão inclusos na lista dos 100 Melhores Discoss da Música Popular Brasileira, da revista Rolling Stones. Ele próprio está incluso, pela mesma revista, na lista Lista dos 100 Melhores Artistas da Música Brasileira


segunda-feira, 21 de março de 2022

cachimbo grande com sodalita

 


Cachimbo de 31cm com tubo arqueado de bambu ornado de massa epóxy com couro de cobra cruzeira (Bothrops alternatus), pedra Quartzo leitoso e motivos indígenas pirografados. 
Seu fornilho é feito de Babaçu (Attalea speciosa) e decorado de massa epóxy e botão de pedra Sodalita.


Runa de Týr (Tiwaz)

 



A runa Tiwaz (ou Teiwaz) é identificada pela letra T e com o deus nórdico Týr (ou Tir). É uma runa que significa, entre outras coisas, a vitória. Ela é muito encontrada desenhada ou encrustada em lanças e espadas vikings.  Por conta deste atributo guerreiro, foi usada em algumas circunstâncias por nazistas e neo-nazistas (fetichistas homoeróticos de primeira ordem).


Tir é um deus da mitologia nórdica, poderoso e valoroso membro dos aesires e patrono dos guerreiros e heróis mitológicos.

Muitos estudiosos acreditam que este deus já teve um papel mais central entre os deuses mais primitivos em relação a Odin. Para os romanos, existe forte relação com o deus Marte (Ares). Sincretismo mais que evidenciado no dia da semana terça-feira: marte para os romanos e tuesday ou tywasdag (dia de tiwas).

Frequentemente representado sem a mão direita, Tyr a teria perdido para o lobo monstruoso chamado Fenrir. Aliás, seu destino era morrer em combate mortal com outro canino igualmente feroz, chamado Garmr, durante o Ragnarok


Esta tatuagem é um desenho de minha autoria que tatuei no meu amigo Fernando Gomes a quem agradeço pela confiança.




domingo, 20 de março de 2022

Tridente de Poseidon




Durante a antiguidade gregos e romanos acreditava que o deus dos mares Poseidon (Netuno), utilizava seu tridente sagrado para capturar a alma de seus inimigos.
Além disso, este arpão representava uma arma de guerra, posto que quando fincado na terra, possuía o poder de instituir mares calmos ou agitados, e, por isso, o tridente representava, também, a inconsistência.


 Este desenho foi criado por mim para tatuar a perna de um dos mais dedicados biólogos marinhos do Brasil, Moysés Cavichioli Barbosa. 

Oswaldo Cruz

 


Oswaldo Cruz (1872-1917), foi um médico e cientista
 brasileiro que, após voltar de Paris onde estudou, entre outras coisas, microbiologia, assumiu o combate às principais doenças da então capital federal: febre amarela, peste bubônica e varíola. Para isso adotou métodos de isolamento de doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura de vetores (mosquitos e ratos), e a desinfecção de moradias em casos focos.


Deflagrou campanhas de saneamento e, em poucos meses, a incidência de peste bubônica diminuiu como extermínio dos ratos, cujas as pulgas transmitiam a doença.

Ao combater a febre amarela, na mesma época, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos e da população acreditavam que a doença se espalhava através de roupas contaminadas, suor, sangue e secreções. No entanto, o jovem cientista acreditava em uma teoria de que o vírus era transmitido através de um mosquito.

Então, implantou medidas sanitárias com brigadas que iam de casa em casa para eliminar s insetos. sua atuação provocou violentas reações populares.


Em 1904, a oposição a Oswaldo Cruz atingiu seu ápice. Como recrudescimento do surto de varíola, ele tentou promover a vacinação em massa da população. Os jornais lançaram uma campanha contra a medida. O Congresso protestou e foi lançada a Liga contra a vacinação obrigatória. Logo a população desinformada deflagrou a Revolta da Vacina por uma semana combatendo as tropas do governo. Ao final, a vacinação deixou de ser obrigatória. Mesmo assim, em 1907 a febre amarela estava erradicada do Rio de Janeiro. Em 1908, numa nova epidemia, dessa vez a varíola, a própria população fez questão de procurar os postos para se vacinar.






Nos anos seguintes, a luta de Oswaldo Cruz foi ganhando reconhecimento internacional até ganhar o status de herói nacional. Passou a combater a malária e tornou-se prefeito de Petrópolis um pouco antes de morrer de insuficiência renal com apenas 44 anos.
Sua luta serviu de exemplo para muitos cientistas durante a pandemia de Corona, onde uma manada de desinformados lutam contra vacina por interesse de políticos mesquinhos e imediatista.

Viva a Ciência!
Viva a Oswaldo Cruz!

"Corte-se até a verba para a alimentação! Mas não se sacrifique a Biblioteca!"






"Corte-se até a verba para a alimentação! Mas não se sacrifique a Biblioteca!"

punhal da pizza


Trabalho em massa epóxy com pedra howlita turquesa, quartzo e couro em faca reciclada.
Sua lâmina curva e filamentada proporciona uma maior precisão de corte e conforto no manuseio. 

A howlita turquesa é uma massa reconstituída e tonalizada. Ou seja, uma pedra refeita. Geralmente, com o pó da pedra turquesa, massa de porcelana e resina colorida. Contém frisos e imperfeições naturais desse tipo de produto.

O quartzo eu encontrei na Chapada dos Veadeiros.


 

Viajero Miserável - pintura em aquarela

Auto retrato de pintura em aquarela que fiz para a capa do meu livro, 
Crônicas de um Viajero Miserável, 2022.




"E mais que isso, era como se todos os lugares coubessem em mim. Eu era a estrada onde percorriam os países, estados, cidades e ruas. A estrada por onde os lugares se deslocavam."

(Yury Hendrik, Crônicas de Um Viajero Miserável)

 

tatuagem do signo aquarius